Hora de repreender


Vamos descobrindo aos poucos quando é chegado o momento de repreender as crianças.

Eu confesso que ainda estou meio confusa sobre a forma de agir nas diversas ocasiões que é preciso dar uma bronca. Oportunidades para isso não faltam!

As crianças são muito espertas e essa fase da primeira infância é o momento deles descobrirem e testarem seus limites. Começam a fazer birra quando não deixamos fazer ou mexer onde querem, gritam e choram... todos os dias acontece algo novo nesse sentido.

Algumas vezes, tenho que sair correndo de onde estou para dar risada escondida da Maria Júlia. Muitas reações dela me divertem, apesar de algumas serem erradas. Então, para não perder a autoridade, dou risada sozinha!

Mas, quando devemos falar firme apenas, ou falar firme além de dar um tapinha no bumbum ou na mão, ou deixá-los sozinhos pensando num cantinho? Antes de ser mãe, amava assistir Super Nany. Me julgava pronta para repreender da forma correta e no momento certo minha filha que estava por vir. Costumava dizer “Ah, se fosse meu filho já teria.......” Me enganei! Diz o ditado: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Verdade! Me pego perdida, sem reação diante de algumas situações de desobediência. Sinto certa impotência, mas sei que não posso desanimar na tarefa de ensinar e educar no caminho certo.

Por mais orientações que recebamos, não existe uma cartilha exata de procedimentos relativos à cada comportamento. As crianças agem muitas vezes de forma inesperada, e cada uma tem seu comportamento próprio. Então, sigo pedindo sabedoria a Deus para ser exemplo e também para saber corrigir a Maria Júlia da maneira mais correta, de forma que ela assimile a bronca e faça aquilo que é certo.