Fases da alimentação do bebê


Quero compartilhar com minhas amigas mães como foram as etapas da alimentação da Maria Júlia. Como passei por diversas pediatras quando ela nasceu, ressalto que tudo que segue abaixo foi unânime na opinião de todas as médicas que nos assistiram!

Como inserir alimentos novos e alterar o cardápio gera algumas dúvidas, seguem nossos passos!

1) Amamentação exclusiva: é a máxima indicada e recomendada para todo bebê, desde o nascimento até pelo menos os 6 meses, excluindo a necessidade de água, chás, sucos e qualquer outro tipo de alimento. Algumas correntes acreditam ser importante inserir os sucos e algumas frutas no 4º. Mês – foi o que fiz...

Juntamente com amamentação, tive que complementar as mamadas com NAN 1 Pró. Na fase das cólicas (do 1º até o 3º mês trocamos o leite complementar por leite de soja – Aptamil 1 ou leite de soja da Nestlè).

2) Introdução de sucos e frutas: No 4º mês, comecei a dar suco pela manhã (por volta das 10h00) e uma fruta à tarde. Sucos: laranja lima nas primeiras semanas, sem colocar água. Depois comecei a variar laranja lima com mamão, laranja lima com maçã. As frutas à tarde eram banana prata, maçã raspada, pêra ou mamão. Frutas mais ácidas não tem indicação nessa fase.

3) Introdução de papinha: No 5º mês, sendo apenas no almoço. Cozinhava sempre um vegetal (folha de couve, espinafre, agrião etc e/ou abobrinha), com um carboidrato (batata, mandioquinha, inhâme, cará, batata doce) e algo laranja (cenoura, abóbora etc.), com uma porção de 100 gramas de carne vermelha (de preferência músculo – que é riquíssimo em ferro) ou frango. Batia tudo no liquidificador. 2 ou 3 vezes por semana, acrescentava uma gema de ovo bem cozido.

4) Leite: de 6 meses à 1 ano, dei NAN 2 Pró

5) Introdução de janta (papinha): repetição do cardápio do almoço!

6) Em paralelo, pode-se introduzir em horários alternados bolacha maisena, bolacha água e sal, água de côco, queijo branco, bisnaguinha com requeijão, mingau de farinha láctea ou Neston (2x por semana) etc.

7) À partir do 7º ou 8º mês inserir grãos (arroz, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), amassados com o garfo, macarrão com molho de tomate (caseiro, com temperos leves e naturais), com ou sem carne moída, ou na manteiga e intercalar gema e clara de ovo bem cozido, caldo de feijão com purê de batata ou mandioquinha.

8) Com 9 ou 10 meses ela provou ADES de frutas (Pêssego, maracujá, maçã e uva) e amou! Ofereço todos os dias, mas nunca substituindo frutas e suco natural de frutas. Para sair, tornando mais prática a rotina, introduzi os potinhos de frutas da Nestlè, que não contém adição de açúcar nem conservantes.

9) À partir de 1 ano, mudamos o leite para Ninho 1+ fases, introduzimos gelatina, Danoninho, Yakult (em dias alternados).

É interessante notar que, à medida que a criança vai experimentando novos alimentos, começa o interesse pela comida do pai e da mãe e pelo que eles nos vêm bebendo. Sempre dou um pouco de tudo que ela me vê comer, para que não passe vontade. Mas claro, evito refrigerantes e chocolate por exemplo.

Essa tem sido nossa rotina!
Ela tem estado dentro da faixa de peso e crescimento adequados para a idade, nem a mais, nem a menos.

Observação importante: os leites em pó que são oferecidos eventualmente para complementar a amamentação nos primeiros meses de vida do bebê, ou por retorno da mãe ao trabalho após a licença, faz com que a criança ganhe mais peso. São ricos em vitaminas e em gorduras essenciais, mas podem iniciar um processo de obesidade infantil. Por isso é importante o equilíbrio com uma alimentação balanceada.