Primeiras palavras


Que fase gostosa essa em que nossos filhos começam a pronunciar as primeiras palavras! Compreensíveis ou não, torcemos para que haja algum significado!

Ficamos também na expectativa de comparações com outros bebês. Meus pais, por exemplo, dizem que com 1 ano eu já falava de tudo (comecei cedo e não parei mais!!). Inevitável esperar o mesmo da minha filha. Mas está errado! Cada criança tem o seu tempo, e ele deve ser respeitado com carinho.

A Maria Júlia disse mamã pela primeira vez! Tinha seus 8 ou 9 meses! Logo depois veio o papá, para alegria e consolo do Joerley! Depois dessas lindas primeiras palavras, houve uma pausa nas descobertas, que retornaram há algumas semanas, multiplicando-se de forma exponencial!

Depois veio “pé”, “tau” (tchau), tatia (titia), bobó (vovó), mamama (banana!), lalá (auau e todos os outros bichos, que para ela são cachorro!), áua (água), perna (sim, certinho!!), mão e meia (também certinho!).

Há 1 mês atrás, ela ganhou um Barney grande e lindo, igual ao seriado da Discovery Kids. E para nossa surpresa, no mesmo dia falou “Báni”! Que máximo! Atualmente a pronuncia está correta!

E assim vai! Devemos estimulá-los, ensinar brincando e curtir essa fase tão gostosa, mas sem preocupação. Musiquinhas são bem-vindas, desenhos e brinquedos também!

Seguindo o conselho da nossa pediatra, converso bastante com ela, como gente grande. Evito exagerar nos diminutivos, falo corretamente todas as palavras; confesso que de vez em quando escapa uma “dedera”, “papá” e um “cuco” (suco)! Mas na maior parte do tempo converso normalmente com ela.

É muito bom e traz até certo alívio quando ela mesma pede água! São progressos inesquecíveis no crescimento dos nossos pequenos!